A Ecomex oferece a linha de Pisos Vinílicos SPC ECO PREMIUM, sendo um produto de qualidade superior no segmento. Fabricados com tecnologia avançada de última geração, fornecem uma performance diferenciada tanto para uso residencial quanto para aplicação em ambientes comerciais, atendendo a todas as normas, garantias e certificações internacionais de qualidade.
Categories: Blog

Expansão dos pisos vinílicos

A expansão é um fenômeno natural em pisos vinílicos

Pisos vinílicos são feitos de … vinil! O vinil é suscetível a mudanças de temperatura em seu ambiente, o que fará com que o piso de vinil se expanda devido flutuações normais de calor e frio. Ao instalar pisos vinílicos flutuantes, é necessário permitir essa expansão, deixando uma folga de 8 a 10mm ao redor do perímetro do piso ou em qualquer lugar onde ele encontre outro piso ou superfície vertical.

Fatores que podem causar problemas

Manter um ambiente interno controlado não é apenas agradável para você, mas também para o seu piso. Mudanças extremas de temperatura podem causar estragos em um piso flutuante. Áreas com exposição prolongada à luz direta do sol devem ter coberturas de janelas adequadas para diminuir a quantidade de calor gerado que ficará exposto no piso, principalmente nos horários de pico de sol.

Por que as áreas para dilatação são importantes

As “folgas” ou áreas de dilatação são importantes em pisos vinílicos, principalmente aos que possuem sistemas soltos ou flutuantes, onde já existe uma movimentação natural do produto.

 

As áreas de dilatação podem aliviar a pressão da expansão de calor que pode afetar um piso flutuante antes de encontrar uma obstrução vertical imóvel, como uma parede, um batente de porta, um armário planejado ou uma coluna. Esses encontros próximos entre o piso e uma parede, por exemplo, podem resultar em um empenamento perceptível e desagradável ou aparência pontiaguda. Para evitar isso, recomendamos manter “folgas” uniformes ao redor do perímetro do piso ou em qualquer obstrução vertical durante a instalação.

 Como é uma área de dilatação?

As áreas para dilatação são geralmente de 8 a 10mm entre o piso (o perímetro) e a obstrução (veja a imagem em destaque). Este espaçamento sempre é oculto por um pedaço de moldura de acabamento, como um rodapé ou um perfil. Em caso de instalação sob batentes é feito o corte da base da porta com uma esmerilhadeira ou cortador oscilante, para que o piso movimente-se livremente por baixo, sem bloqueios e travamentos.

Cuidados na hora da instalação

 Os fabricantes e fornecedores fornecerão informações sobre os valores típicos de expansão de seus produtos e orientações claras quanto aos requisitos de adequação. Em caso de dúvida antes da instalação, consulte sempre o fabricante/fornecedor para orientação.

Verifique também as instruções incluídas na embalagem do produto ou disponíveis online no Guia Prático de Instalação da Ecomex (https://ecomexbrasil.com.br/guias-de-instalacao/) para obter orientação específica do produto.

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!

mkt

Recent Posts

ECOMEX NA EQUIPOTEL 2024

CONHEÇA A MAIOR FEIRA DE HOSPITALIDADE DA AMÉRICA LATINA A Equipotel é uma das maiores…

3 meses ago

Em quais situações os acessórios de acabamento são necessários?

Os acessórios de acabamento são fundamentais na instalação de pisos vinílicos para garantir uma aparência…

7 meses ago

Pré-requisitos para Instalação de Pisos Vinílicos

O piso vinílico é cada vez mais utilizado nos projetos de interiores devido às diversas…

1 ano ago

Guia de Instalação de Piso Vinílico Clicado

Tudo que você precisa saber antes de Instalar o seu Piso Vinílico SPC Click

2 anos ago

Piso Vinílico é indicado para casa com pets?

Quem é dono de pet sabe a importância de analisar qual o melhor tipo de…

3 anos ago

Quais são os benefícios da manta E.V.A presente no Piso Vinílico SPC?

Se você conhece o Piso Vinílico SPC já deve ter visto que uma das grandes…

3 anos ago