A Ecomex oferece a linha de Pisos Vinílicos SPC ECO PREMIUM, sendo um produto de qualidade superior no segmento. Fabricados com tecnologia avançada de última geração, fornecem uma performance diferenciada tanto para uso residencial quanto para aplicação em ambientes comerciais, atendendo a todas as normas, garantias e certificações internacionais de qualidade.
INSTRUÇÕES GERAIS E REGRAS BÁSICAS
01- Ao receber as caixas dos Pisos Vinílicos ECOMEX verifique se a embalagem está intacta. Proteja as extremidades da caixa de pancadas, pois podem danificar os clicks. Caso identifique qualquer problema ou defeito no produto, não efetue o assentamento. Entre em contato com o seu fornecedor para que ele lhe auxilie e entre em contato conosco. O assentamento significa sua aceitação.
02- Verifique as especificações da caixa antes da instalação. Para cada ambiente deve ser utilizado produtos de mesma REFERÊNCIA e LOTE de fabricação, para assegurar a uniformidade da cor das réguas. As réguas podem apresentar nuances, não se tratando de um defeito de fabricação, pois elas imitam as características naturais da madeira ou do cimento.
03- IMPORTANTE: O produto deve ser armazenado no local da instalação com antecedência mínima de 24 a 48h para aclimatização. Certifique-se de que o produto seja armazanado em local coberto e fechado, ventilado, com temperatura constante entre 18ºC e 27ºC. Mantenha as caixas na horizontal e em superfície plana, para evitar que as réguas fiquem deformadas. Não deixe o produto exposto à luz solar.
04- Confira se a área em que o produto será assentado está de acordo com a sua classificação de uso, este critério junto com a correta manutenção e limpeza determinarão a durabilidade e vida útil do seu produto.
05- Para garantir a qualidade da instalação recomendamos a contratação de mão de obra especializada, o instalador deve estar com todas as ferramentas necessárias, como: estilete profissional, lápis, trena, esquadro, cortadora oscilante ou esmilhadeira, vassoura e aspirador de pó, pano para limpeza, higrômetro eletrônico, medidor de nível e kit de ferramentas para aplicação de argamassa autonivelante, se precisar.
06 – MANTAS: Não é permitida a utilização de mantas sob as réguas dos Vinílicos SPC Click Ecomex. As réguas já vem com manta em E.V.A.
07- Se possível, deixe para instalar os pisos vinílicos por último, após finalização da obra e instalação dos móveis fixos. Assim, fica mais fácil a realização dos acabamentos necessários e também evita que possíveis acidentes durante a obra danifiquem o produto. PRIMEIRO PASSO – AVALIAÇÃO DO CONTRAPISO O contrapiso deve ser avaliado pelo instalador antes de aplicar o produto. O contrapiso deve estar estruturalmente sólido, firme, plano (conforme ABNT NBR 15575-3 / ABNT NBR 14917-2), devidamente curado, nivelado, resistente à abrasão, à compressão, isento de umidade e impermeabilizado, se necessário.
CONTRAPISOS PROIBIDOS: Pedras cerâmicas soltas ou com espaçamento superior a 3mm, pisos pintados com tinta acrílica ou epóxi, pisos de cimento queimado, qualquer tipo de madeira (tais como tábua corrida, parquet, taco, laminados), pisos flutuantes, outro piso vinílico, pisos com adesivo betuminoso “cola preta”, carpetes, áreas externas, ambientes com umidade constante (como box de banheiro) e garagens.
CONTRAPISOS PERMITIDOS: Pisos cimentados, porcelanatos, cerâmicos, mármore e granitos bem aderidos e planos, com rejuntes de até 3mm. Em caso de instalação sobre qualquer tipo de piso com junta maior que 3mm, o piso deve ser removido e corrigido com argamassa autonivelante.
CONDIÇÕES DO CONTRAPISO: Se a superfície apresentar irregularidades, desníveis, rachaduras, porosidade, e/ou desplacamentos, ela deverá ser corrigida adequadamente. Atente-se aos requisitos mínimos referentes à planicidade e resistências, que devem estar dentro dos parâmetros a seguir:
PLANICIDADE – O contrapiso não deve possuir desníveis maiores que 3 milímetros a cada 2 metros lineares. RESISTÊNCIAS – Para garantir a qualidade e expectativa da vida total do revestimento é exigido que o contrapiso atenda as exigências com boa resistência a abrasão (baixo esfarelamento) e resistência a compressão superiores a 25mPa.
UMIDADE DO CONTRAPISO: A umidade máxima aceita para instalação dos Pisos Vinílicos é de 2,5%, conforme cita a norma ABNT NBR 14917. Caso sejam constatados valores superiores a 2,5%, é necessário proceder à impermeabilização do contrapiso. Indicamos sempre a utilização de higrômetro eletrônico antes da instalação do revestimento, assegurando valores reais da umidade residual da base onde será instalado o revestimento.
Há também o método manual para verificar a umidade do contrapiso, basta fixar um plástico com fita adesiva em locais críticos por 24h. Se houver transpiração no plástico, significa que o ambiente é impróprio para a instalação e deve ser feita a impermeabilização por uma empresa especializada.
REGULARIZAÇÃO DO CONTRAPISO Massa de Preparação Para o nivelamento e correção do contrapiso indicamos massa industrial pronta, de marcas de qualidade como Mapei ou Weber, ao invés de massa PVA artesanal. O sistema de preparação com mistura de cimento e cola PVA leva dias para ser finalizado e requer o lixamento a cada mão, enquanto o autonivelante industrializado não há necessidade de lixar. Além de ser aplicado em um dia e possibilitar a instalação do piso vinílico no dia seguinte.
Siga as informações de preparação, diluição, aplicação e secagem do fabricante. Atente-se para a necessidade de utilização de primers.
INSTALAÇÃO DO PISO VINÍLICO SPC CLICK
O Piso Vinílico Clicado é um produto muito prático, pois possui sistema de encaixe que dispensa o uso de cola e mantas acústicas. Sua instalação é silenciosa, limpa e muito rápida. Cada régua já vem com uma manta em E.V.A. que garante conforto acústico ao ambiente.
1 – LIMPEZA DO CONTRAPISO Feita a conferência do contrapiso e correção de possíveis irregularidades, faça a limpeza com vassoura ou aspirador de pó, removendo por completo as partículas que estejam eventualmente soltas pela superfície.
2 – ÁREAS DE DILATAÇÃO
Deixe um espaço de 8 a 10mm junto às paredes para que as réguas possam dilatar e retrair sem dificuldades. O espaçamento será preenchido posteriormente com rodapés, perfil ou cordão de acabamento. O espaçamento deve ser respeitado em todo perímetro, incluindo as batentes, soleiras, escadas, marco de porta, pilares, lareiras, móveis embutidos ou planejados, evitando assim, o travamento do piso.
Em caso de instalação sob batentes, deve-se cortar os batentes das portas (com cortadora oscilante ou esmilhadeira) para que as réguas passem por baixo, sem nenhum bloqueio.
Caso encoste diretamente em qualquer elemento do ambiente (paredes, soleiras, pilares…) poderá ocorrer o levantamento das réguas, o famoso “efeito capela”, um dos maiores problemas de instalação. Conforme imagem abaixo, sem as áreas de dilatação, as réguas ficam com pressão excessiva nos encaixes, pois não conseguem expandir ou contrair diante das trocas de temperatura do ambiente.
Os Rodapés geralmente são aplicados nas áreas de dilatação deixadas entre a parede e o piso vinílico. Durante a instalação dos rodapés não deve ser aplicada cola de silicone ou similar na sua base. O rodapé deve permanecer flutuante, fixado apenas na parede. Se for fixado no piso vinílico, o rodapé travará o movimento de dilatação do piso, provocando danos e prejuízos no seu funcionamento.
Os acessórios são muito importantes, pois além de darem acabamento às áreas de dilatação, eles impedem que poeira, água ou umidade entrem para baixo do piso, causando prejuízos ao funcionamento do piso.
A utilização de um perfil de dilatação é obrigatória em:
a) Ambientes com temperaturas extremas entre 5 a 40°C, com extensão maior que 8m².
b) Ambientes com temperaturas amenas, entre 15-27°C, com extensão maior que 10m².
3 – PLANEJAMENTO E PAGINAÇÃO Meça todo o local da área a ser revestida, evitando perdas e recortes estreitos. Nesse momento, defina a paginação das réguas, verifique se o produto será instalado de forma regular ou na diagonal, junto com responsável da obra.
4 – AMARRAÇÃO As réguas devem ter no mínimo 20cm de comprimento e 5cm de largura. A amarração mínima entre réguas deve ser de 40cm. DISTRIBUIÇÃO DAS RÉGUAS – Os pisos de instalação clicada devem ser sempre instalados de forma desencontrada, de modo que as fileiras fiquem intercaladas e amarradas. A primeira régua da segunda fileira deve estar alinhada ao meio (1/2) da régua anterior, ou a (2/3).
5 – ENCAIXE CLICK A primeira fileira de réguas deve ser colocada da esquerda para a direita, com o macho virado para a parede. Posicione a nova régua em ângulo de 20º a 30º sobrepondo o encaixe macho (lingueta) na fêmea (sulco) da peça já instalada e abaixe-a até que a junção se complete. Sempre comece a instalação pela parte frontal (lado curto), somente depois pela lateral (lado longo), cuidando para não forçar ou quebrar o click. Não é necessário utilizar força para clicar. Certifique-se de que não hajam aberturas/frestas entre as réguas. É fundamental que cada click esteja bem alinhado.
Caso o desalinhamento seja mínimo, irão ficar frestas pequenas como na imagem à esquerda abaixo, onde irá entrar umidade e poeira, comprometendo a instalação.
OBS.: A garantia não cobre problemas provenientes da instalação e/ou mão de obra não qualificada. Para sua segurança, peça referências do seu instalador neste tipo de revestimento.
MÓVEIS PLANEJADOS No caso de móveis planejados cujo peso seja elevado e que este peso esteja diretamente sobre o piso, recomendamos que instale antes do Piso Vinílico SPC Click da Ecomex. Ao aplicar o Vinílico SPC Click, contorne estes móveis. Deste modo, você irá evitar possíveis travamentos por conta do peso excessivo. Se enquadram neste meio roupeiros de madeira maciça, passa prato, balcões de pedra, etc.
LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DO PISO VINÍLICO A limpeza deve ser feita utilizando vassoura com cerdas macias no sentido dos veios da madeira (quando houver). Caso precise, utilize um pano úmido e detergente neutro diluído em água, secando logo em seguida com um pano seco e limpo. Quanto menos expor o vinílico à água, melhor. Jamais deixe água empoçada sobre ele. Ao escorrer líquidos, alimentos ou urina de pets, procure limpar imediatamente, evitando o surgimento de manchas na superfície. Nunca utilize palha de aço, solventes, ácidos, água sanitária ou outros tipos de produtos químicos, estes produtos podem danificar a estética do seu piso. O Piso Vinílico também dispensa a utilização de ceras.
EVITE DANOS
*Rodízios de PVC, Nylon ou Polietileno não são recomendados, pois são modelos rígidos e não possuem proteção anti-risco.
CONHEÇA A MAIOR FEIRA DE HOSPITALIDADE DA AMÉRICA LATINA A Equipotel é uma das maiores…
Os acessórios de acabamento são fundamentais na instalação de pisos vinílicos para garantir uma aparência…
O piso vinílico é cada vez mais utilizado nos projetos de interiores devido às diversas…
A expansão é um fenômeno natural em pisos vinílicos Pisos vinílicos são feitos de … vinil!…
Quem é dono de pet sabe a importância de analisar qual o melhor tipo de…
Se você conhece o Piso Vinílico SPC já deve ter visto que uma das grandes…