O piso vinílico é cada vez mais utilizado nos projetos de interiores devido às diversas vantagens que esse revestimento oferece quando comparado a outros tipos de pisos.
Uma das principais vantagens do vinílico é a facilidade de instalação, por isso é bastante comum que as pessoas se arrisquem em comprar o piso para o instalar por “conta própria”.
Em muitos casos essa “economia” na instalação pode trazer muita dor de cabeça, por isso, separamos 3 dicas para você do que não fazer na hora de instalar seu vinílico.
1. Mão de obra desqualificada
A chance de uma instalação ser bem-sucedida nas mãos de profissionais capacitados utilizando as ferramentas adequadas é infinitamente maior. Os instaladores não só estão habituados com as características deste material como também das marcas.
Também estão capacitados a identificar previamente se as condições do contrapiso e de todo o projeto favorecem a instalação, evitando que você só descubra algum problema de umidade ou desnível depois.
2. Modelo incorreto
Os pisos são classificados por:
FORMATO: modulares (placas e réguas) ou monolíticos (mantas);
CLASSE DE USO: residenciais ou comerciais em diversos níveis de tráfego, definido a partir de algumas características dos pisos;
DESIGN: direcional (paginação sequencial) ou não-direcional (paginação livre).
APLICAÇÃO: colados (peças fixadas no contrapiso com cola/adesivo) ou clicados (peças fixadas pelo sistema de encaixe clique).
Cada configuração acima foi desenvolvida para atender a diferentes necessidades, tornando possível planejar com antecedência a escolha de qual ou quais soluções melhor se encaixam no perfil de atividade e de uso do ambiente.
3. Local inadequado
O vinílico é um produto recomendado somente para ambientes internos. Embora seja diferente de um piso de madeira e não apodrecer ao entrar em contato com a água, eles também não podem ser instalados em lugares frequentemente úmidos. No caso dos vinílicos LVT (sistema colado) pode ocorrer desplacamento das peças ou surgimento de bolhas, e nos vinílicos SPC (sistema click) pode ocorrer o inchamento de bordas, ou então, o conhecido “estufamento” do piso. Isso ocorre devido a presença de umidade ascendente vinda do solo, principalmente quando não é feita a impermeabilização e correção com bloqueadores e primers anti-umidade no preparo do contrapiso.