Em quais situações os acessórios de acabamento são necessários?
Artigo anteriorPré-requisitos para Instalação de Pisos VinílicosPróximo artigo ECOMEX NA EQUIPOTEL 2024
Os acessórios de acabamento são fundamentais na instalação de pisos vinílicos para garantir uma aparência acabada, proteger o piso contra danos e proporcionar transições suaves entre diferentes materiais e áreas.
1. Bordas e cantos: tanto os rodapés quanto os cordões de acabamento são utilizados para preencherem as lacunas deixadas entre o piso e a parede. Estes espaços existem para que haja a dilatação natural do piso, diante das trocas de temperatura. Desta forma, o piso consegue trabalhar corretamente, e evita-se qualquer infiltração de líquidos ou sujeiras para baixo do piso.
2. Transições entre diferentes tipos de piso: Quando o piso vinílico encontra outros tipos de piso, como carpete, cerâmica ou madeira, até mesmo no encontro com soleiras de pedra, os acessórios de acabamento são fundamentais. Além de criarem uma transição suave entre os diferentes materiais, eles evitam tropeços e impedem que haja o travamento do piso. Para muitos, são conhecidos estes acabamentos como faixa de arremate, ou perfil redutor.
3. Junções em áreas grandes: Em áreas onde são necessárias emendas no piso devido ao tamanho da sala, os acessórios de acabamento são utilizados para cobrir e proteger essas junções. A instalação de juntas de dilatação, ou seja, o famoso perfil “T”, é geralmente exigido em extensões maiores que 10 metros lineares, tanto para vinílicos como outros pisos flutuantes. São conhecidos também, como perfis de transição.
4. Escadas: Na instalação de pisos vinílicos em escadas, os acessórios de acabamento também são essenciais para cobrir as bordas dos degraus, proporcionando segurança e um acabamento estético.
6. Móveis planejados: Quando é feita a instalação de um piso vinílico flutuante (com sistema de encaixe) em ambientes com móveis planejados, é fundamental realizar o recorte do piso ao redor destes móveis e aplicar no local um acessório de acabamento. Isto por que, móveis com peso excessivo podem interferir no movimento natural do piso, que tende a expandir diante das trocas de temperatura. Se for respeitada a área de dilatação e aplicado um cordão de acabamento entre o móvel, previne-se qualquer problema no funcionamento do piso, como empenamento ou deslocamento das réguas. Esta regra vale para os armários embutidos, roupeiros de madeira maciça, balcões de pedra, ou móveis com excesso de peso.
Uma dica para não errar na hora de escolher o acabamento do seu piso vinílico, é apostar em perfis de alumínio. Os perfis de alumínio são uma escolha versátil, pois combinam com qualquer tipo de piso vinílico e ornam muito bem com diferentes estilos de decorações. Considere as opções em dourado, prata ou champagne para uma solução esteticamente agradável e harmoniosa.
Lembre-se: antes da compra dos acessórios de acabamento, é importante sempre consultar o profissional que realizará a instalação, pois ele saberá informar qual o modelo correto e adequado para cada ambiente.