Atualmente no mercado encontram-se dois tipos de Pisos Vinílicos, sendo elas o Piso Vinílico LVT que pode ser colado ou clicado, e o Piso Vinílico SPC com sistema Duplo Click.
A diferença entre esses dois modelos está na estruturação de cada um, sendo o Piso Vinílico LVT produzido a partir de materiais plásticos (PVC) podendo ser reciclado ou não, tornando as réguas do piso macias e flexíveis.
Já o Piso Vinílico SPC é muito conhecido por ser um piso rígido, pois sua estrutura é composta de rochas calcárias (pó de limestone) e plásticos duros.
Mas afinal, quais são os impactos dessas diferenças entre o SPC e o LVT?
Como já mencionado, os Pisos Vinílicos LVT são mais flexíveis, assim tornando-se mais suscetíveis a sofrer danos com impactos, além de poder sofrer com encolhimento e retração em oscilações de temperatura e umidade.
Para entender um pouco mais, veja como funciona a estrutura desse modelo:
Essas seis camadas são prensadas em uma máquina para que formem a régua de piso, nessa etapa da produção de prensagem das camadas, ocorre a infiltração de microbolhas de ar em sua estrutura plástica, o que faz com que a régua perca uma boa porcentagem da sua resistência.
Já os Pisos Vinílicos SPC são produzidos de uma forma diferente, cada régua é composta por 4 camadas sendo elas:
Aqui a fabricação do piso ocorre de uma forma diferente, onde a estrutura do piso é produzida a base de pó de materiais rochosos e é extrusado da máquina, após essa etapa as demais camadas são adicionadas ao piso com uma prensa junto a manta em E.V.A. que proporciona maior conforto térmico e acústico. Essa forma de produção evita a infiltração das microbolhas no material, tornando assim o piso mais resistente e evitando a dilatação e encolhimento das réguas.
Apesar de obter uma quantidade menor de camadas, o Piso Vinílicos SPC torna-se mais resistente devido a sua estrutura em Stone Polymer Composite, que significa uma mistura de polímeros que contém carbonato de cálcio (CaCO3) gerando uma base rígida e impermeável, com zero encolhimento e retração.
Esse diferencial faz com que os Pisos Vinílicos SPC possam ser utilizados até mesmo em ambientes com grande circulação de pessoas como hotéis e escritórios, em razão da capa de uso com 0,50mm a qual é indicada para ambientes de tráfego intenso.
E você, já conhecia as diferenças entre esses modelos? Deixe aqui nos comentários.
NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS!